Quarto drink
Dry Martini por LS
Um mês depois e aqui estamos. Obrigada pelas mensagens carinhosas e pelos feedbacks. Estou adorando me desafiar e propor a colocar 'na tela’ meus pensamentos, dicas e reflexões.
Sei que para alguns é a primeira newsletter que assinam - que honra! - e ainda não sabem muito bem como funciona esse mundinho.
Espero que gostem e cada vez mais se interessem em acompanhar este formato. Tem muita gente legal escrevendo e vários veículos com suas news de diferentes estilos e nichos compartilhando informações de uma maneira rápida, fácil e porque não, divertida.
Quem me introduziu ao mundo das newsletter foi minha querida ex-chefe, Andrea Janér, que também tem suas newsletters através da Oxygen (há a versão mensal gratuita e a semanal paga).
A primeira que ela me indicou e eu comecei a ler foi o Canal Meio, que apresenta informações gerais em 8 minutos. E assim começou esse meu hábito de ler newsletters pela manhã para só depois sentir que o dia começa, de fato.
Muitos cadastros depois, hoje em dia me sinto com mais visão de mundo, mais preparada e informada. Nada como pessoas interessadas e interessantes, não?
Aproveito aqui para dividir as newsletters que eu acompanho:
Grupo Waffle - sim, newsletter é business:
the news (diária com assuntos gerais)
the champs (3x na semana focada em esporte):
the bizzness (2x na semana com foco em negócios)
Health Times (2x na semana com foco em saúde)
Rising (2x na semana focada em autoconhecimento e reflexões)
the stories (semanal/domingo - inspirada no 'Modern Love’)
GoGet (semanal/quinta - dicas de programas)THE BRIEF (diária com assuntos gerais )
Garimpo (diária focada em memes e trends)
The Shift (diária focada em IA)
StartSe (diária com foco em startups e tecnologia)
New Plan Journal (semanal/quarta focada em tendências e dicas)
- (semanal/quinta com foco em branding e tendências)
The Non-Obvious Insights - Rohit Bhargava (semanal/quinta focada em tendências e curiosidades - em inglês)
3-2-1 Thursday - James Clear (semanal/quinta com frases inspiradoras e perguntas reflexivas - em inglês)
- (semanal/sexta com crônicas)
- (quinzenal com foco em criatividade)
- (quinzenal com foco em tendências e comportamento)
- - Ale Garattoni (depende do seu plano, é focada em reflexões e comportamento)
- - Thereza Chammas (depende do seu plano, é focada em moda e comportamento)
cápsula - OCBL (eventualmente sobre eventos e experiências)
Obs1: no Substrack eles recomendam algumas newsletters e alguns clicaram sem nem ler e começaram a receber, aproveitem para dar uma chance e se não gostarem podem se descadastrar - menos da minha :PPegue seu copo - do que for - e boa leitura ;)
1. Declaração de amor
“Eu não moro no Rio. Eu namoro o Rio” - Tom Jobim
Não preciso dizer nada …
2. Meus pedágios cariocas
Não tem nenhuma vez que eu vá para o RJ e não bata ponto em pelo menos um desses lugares: Braseiro da Gávea e BB Lanches. Eles representam a cultura carioca. Ambos oferecem uma comida deliciosa, aceitam a galera do pós-praia aos engravatados e cada um possui suas peculiaridades. O Braseiro não reserva, mas nada como tomar um chopp esperando sua mesa, e o BB Lanches não aceita cartão de crédito e não tem mesa, o que não é problema, porque eu adoro comer o pastel de camarão nos bancos da calçada vendo a vida passar.
3. Criatividade
Eu gosto muito de ser surpreendida por ideias e propagandas criativas. Sabe quando dá aquele "clique” e você pensa: 'que genial'?
Foi isso que eu senti ao me deparar com a iniciativa da Audi que se juntou a Penguin Random House para transformar o Manual do Carro - que diga-se de passagem, ninguém lê - em novelas feitas por autores espanhóis. No mínimo inusitado e divertido.
E também com essa iniciativa simples e impactante: a Água Até Aqui criou um alerta visual para as consequências extremas da crise climática e qualquer um pode espalhar a mensagem por aí.
4. Guia Michelin
Você já se perguntou quem são os avaliadores do Guia Michelin e porque ele foi criado? Nessa matéria da Forbes é possível saber um pouco mais sobre o cargo, mas com o cuidado de não revelar essa identidade secreta.
5. Na minha tela
Na pandemia me propus a assistir um TED por dia por um mês. Meu objetivo era aprender os mais diversos assuntos e também a treinar prestar atenção em um vídeo maior que os 15 segundos dos stories …
Consegui cumprir meu desafio pessoal e peguei gosto pelo formato. 120 TEDs depois (e contando), separei aqui 5 indicações + bônus:
How to be "Team Human" in the digital future, Douglas Rushkoff
Creative problem-solving in the face of extreme limits, Navi Radjou
What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness, Robert Waldinger
Bônus: Adam Grant - não consegui escolher só uma
Ps: a maioria deles tem legenda em português ou inglêsAbas abertas
(mas mão - quase sempre - fechada [insira emoji tapando a cara aqui])
_ compartilhando aqui a camiseta perfeita para homenagear a cidade escolhida desse mês
_ o tênis para o inverno com o nome mais fofo: “mée”
_ eu to sempre de olho quando a Aragäna envia e-mail, sempre espio seus produtos, mas o último veio com um pedido: são gaúchos e precisam continuar faturando. para quem quiser despertar o lado ‘Becky Bloom consciente’ tem bastante coisa legal, como os tênis (eu tenho e adoro), chaveiros e esse cachecol que eu já estou namorando - e ainda tem promoção progressiva rolando
Salud,
Luiza Secco




